
O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 e contempla projetos eficientes e inovadores de gestão na Educação Básica da rede pública de todo o país. A edição 2020 contou com 389 projetos goianos na disputa pelo título de referência nacional e abordou o tema: “Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?”.
A premiação, elegeu projetos e experiências inovadoras implementados nas escolas durante o período de afastamento social buscando “reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias”.
O Colégio Estadual João Netto de Campos apresentou o Projeto Super-Ação procurando promover o ensino-aprendizagem com qualidade. Mesmo à distância o projeto proporcionou interação social entre estudantes e escola favorecendo assim, a construção do processo de formação integral dos sujeitos em tempos de pandemia.
As metodologias ativas utilizadas permitiram aos estudantes ações protagonistas e aos professores exercerem seu papel de mediadores do aprendizado. As ferramentas digitais utilizadas foram variadas: aplicativos Zoom, Google Classrom, Youtube, WhatsApp…e postagens em jornal da cidade.
Os desafios foram muitos, mas o empenho da gestão e dos professores propiciaram resultados positivos que incluíram a permanência do estudante no REANP e seu envolvimento socioemocional com a escola.

Comentários