Chuva intensa e calor marcam o dia em Catalão: veja previsão para esta segunda-feira (23)

Alerta para tempestades acompanha semana de instabilidade climática no Estado de Goiás

(Foto: Divulgação/Super Drone)

O dia começou com previsão de sol entre nuvens em Catalão, mas os moradores devem se preparar para chuvas rápidas tanto durante o dia quanto à noite. A probabilidade de chuva é alta, atingindo 88%, com acumulado de até 8mm. O clima na cidade será parcialmente nublado, com ventos de até 5 km/h, umidade do ar variando entre 60% e 95%, e temperaturas podendo alcançar os 30ºC.

Segundo o boletim meteorológico divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO) e pelo professor Rafael de Ávila Rodrigues, do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é a principal responsável pela instabilidade climática na região. Este sistema, que atua como um corredor de umidade, conecta a região amazônica ao Atlântico e intensifica a ocorrência de chuvas no centro do país.

Alerta para o Estado de Goiás

Em todo o Estado, há risco potencial para chuvas intensas, com volumes que podem variar de 20 a 40 mm/h ou até 60 mm/dia, acompanhadas de rajadas de vento que podem alcançar 60 km/h e descargas elétricas. Catalão já acumula 222,4 mm de chuva em dezembro, enquanto Ipameri registra 170,2 mm no mesmo período.

Os especialistas alertam que as tempestades, embora pontuais, podem causar transtornos. A orientação é para que a população fique atenta às condições climáticas e evite áreas de risco, como locais próximos a rios e encostas, durante períodos de chuva intensa.

Prognóstico para a semana

A previsão indica que a semana continuará marcada por chuvas irregulares em todas as regiões do Estado de Goiás. Mesmo com momentos de sol, a instabilidade deve persistir, mantendo o alerta para possíveis tempestades.

Os horários previstos para o nascer e o pôr do sol em Catalão são às 05h34 e 18h47, respectivamente. A recomendação é que os motoristas redobrem a atenção nas estradas e que a população esteja preparada para mudanças bruscas no tempo.

Informações atualizadas podem ser acompanhadas pelos boletins meteorológicos do CIMEHGO e do INMET.