Município já registra quase metade da média de abril; instabilidades devem ganhar força nos próximos dias com possibilidade de ventos fortes e raios

Catalão, em Goiás, amanheceu nesta terça-feira (15) sob tempo instável. Apesar do sol entre nuvens, a previsão indica chuva rápida durante o dia e à noite. A máxima pode chegar aos 28 °C, enquanto a mínima registrada é de 19 °C. A probabilidade de chuva é de 73%, com estimativa de 18 mm ao longo do dia.
De acordo com dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), até o momento o município já acumulou 31 mm de precipitação em abril, o que representa 47% da média histórica do mês — estimada em 77,6 mm. A alta umidade relativa do ar, que varia de 62% a 100%, aliada aos ventos de 6 km/h vindos do nordeste, favorece o desenvolvimento de nuvens carregadas.
A previsão para os próximos dias é de continuidade nas chuvas, com temperaturas mais amenas. Na quarta-feira (16), a máxima não deve ultrapassar os 26 °C. Na quinta e sexta, os termômetros variam entre 27 °C e 19 °C. O sábado (19) pode registrar temperaturas semelhantes, com 28 °C de máxima.
Segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), coordenado pelo professor Rafael de Ávila Rodrigues, o avanço de uma frente fria pela região Sudeste do país nesta semana está intensificando as áreas de instabilidade. Isso pode resultar em chuvas irregulares em todo o Estado de Goiás, com possibilidade de tempestades acompanhadas de rajadas de vento e raios.
Até ontem (14), o acumulado mensal de abril era de apenas 20,4 mm — o que representava 26% da média histórica. O salto para 31 mm em apenas um dia demonstra o efeito das mudanças atmosféricas em curso.
A população deve ficar atenta aos alertas meteorológicos e evitar exposição prolongada ao sol, já que o índice de radiação UV está classificado como “muito alto”. O nascer do sol foi às 6h21 e o pôr do sol está previsto para as 18h03.
(Fontes: CPTEC, CIMEHGO, INMET e Laboratório de Climatologia IGEO/UFCAT.)