O aluno recebeu a premiação oficial desta Olimpíada nacional, como vencedor e grande medalhista de Ouro da Olimpíada por Goiás

Nessa segunda-feira, 5 de junho, ao lado do professor Porfírio Azevedo dos Santos Júnior, parceiro do Instituto Professor João Margon Vaz e representante oficial da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP no estado de Goiás, o aluno Emanoel Pereira Carvalho, que em 2022 cursava o nono ano e as aulas do Instituto em contraturno escolar, recebeu a premiação oficial desta Olimpíada nacional, como vencedor e grande medalhista de Ouro da Olimpíada por Goiás. A cerimônia aconteceu em Curitiba/SC.
É o segundo ouro na pequena caminhada do Instituto, fundado em 2017 com a nobre tarefa de capacitar e levar um degrau além, os talentos da Matemática espalhados pelas escolas de Catalão, Sudeste de Goiás. As conquistas do Instituto em 2022 foram: uma medalha de ouro, uma de bronze e sete menções honrosas. De 2018 até hoje: dois ouros, uma prata, seis bronzes e dezessete menções honrosas.
Ao todo, 1.089 jovens de todas as regiões do país tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única. Eles viajaram com a delegação de estudantes de seus estados, acompanhados de um professor, para receber em mãos a tão sonhada medalha dourada. O evento foi inteiramente promovido pela OBMEP, que arca com os custos de transporte, hospedagem e alimentação dos participantes.
Durante três dias de evento, os jovens participaram de atividades acadêmicas lúdicas, assistiram a apresentações, trocaram experiências e concorreram a um sorteio de brindes. A programação também contou com uma palestra do pesquisador do Impa, Paulo Orenstein, que integra o Centro Pi (Centro de Projetos e Inovação Impa).

Obmep – criada e realizada pelo Impa, com apoio da SBM (Sociedade Brasileira de Matemática), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é promovida com recursos do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Destinada a estudantes do 6º ano do fundamental ao 3º ano do médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de estudantes brasileiros acesse material didático de qualidade.
Aplausos à equipe do Instituto Professor João Margon Vaz e ao seu idealizador, Haley Margon Vaz, por sempre enxergar muitos passos adiante de todos nós, as oportunidade que só a educação de qualidade é capaz de proporcionar.
Comentários