Jiboia é uma serpente pertencente à família Boidae, e dentre as suas características, destacam-se o fato de matar suas presas por constrição e o de não ser venenosa

Duas capturas de uma cobra da mesma espécie – tipo jiboia foram feitas na mesma residência e em horários distintos nessa segunda-feira (12) pela guarnição do Corpo de Bombeiros de Catalão.
A equipe foi acionada em primeiro momento às 09h12 na Rua 410, no bairro Pontal Norte. Ao chegarem ao local, a cobra já havia sido capturada pelo morador e colocada em um tambor. Posteriormente, os militares somente passou para o tambor do quartel e a levou até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), da Secretaria de Meio Ambiente, em Catalão, onde ficou aos cuidados da equipe.
Logo mais a tarde, no mesmo endereço, o Corpo de Bombeiros foi acionado para resgatar uma segunda cobra que havia sido capturada pelo proprietário da residência. Sucessivamente, o animal foi colocado em um tambor, e levada para os cuidados do Cetas.
A jiboia
A jiboia é um animal que não possui um habitat específico, podendo ocupar diversos domínios morfoclimáticos. Muitas pessoas acreditam que a jiboia é venenosa, há até mesmo uma crença de que ela é venenosa durante alguns meses do ano. No entanto, isso não é verdade, pois as jiboias não apresentam glândulas de veneno, nem dentes inoculadores.
A jiboia (geralmente) alimenta-se de mamíferos, como roedores e pequenos primatas, lagartos, aves, entre outros animais. Ela mata suas presas por meio de um processo de constrição, ao envolver-se no indivíduo. A constrição é tão forte que interrompe o fluxo sanguíneo, impedindo a chegada de oxigênio aos órgãos.
Comentários