Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a queda da umidade do ar

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a queda da taxa de umidade relativa do ar nas cidades da região sudeste goiano nesta sexta-feira (5). O índice pode cair para 12% no período da tarde, patamar igual ao do deserto do Saara, na África.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal de umidade para a saúde dos seres humanos está entre 50 e 60%. Quando o índice fica entre 21% e 30%, é decretado o estado de atenção. Se a taxa de umidade atinge entre 12% e 20% é decretado estado de alerta, e abaixo de 12% estado de emergência.
O Inmet recomenda que, devido ao tempo seco, os moradores dos municípios de Catalão e região bebam bastante líquido, evitem desgaste físico nas horas com a umidade mais baixa, principalmente à tarde, e evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Além do ressecamento das vias aéreas e respiratórias, que pode ser evitado com a manutenção da hidratação por meio da ingestão frequente de água, o tempo seco também pode causar excessivo desgaste físico, além de nuvens de poeira e queimadas em lotes vagos das cidades e em matas.
(Com informações, IGEO/ PROEC/ UFCAT)
Comentários