Conselho é responsável pela proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Para votar, é necessário ter título de eleitor e domicílio eleitoral na cidade do órgão. Voto é facultativo.

Eleitores dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros e do Distrito Federal vão às urnas neste domingo (1º) para escolher os novos conselheiros tutelares do país.
Os conselhos tutelares são órgãos permanentes, autônomos e zelam pelo direito das crianças e dos adolescentes. Entre outras funções, o Conselho Tutelar é responsável por fiscalizar e monitorar entidades de atendimento infanto-juvenil tanto do poder público, quanto da sociedade civil (veja mais abaixo).
Segundo dados da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Brasil conta atualmente com 6.100 conselhos tutelares espalhados por 5.570 municípios e entidades administrativas.
Em Catalão, a eleição ocorrerá das 8h às 17h na Faculdade Una, no Bairro Santa Cruz. 12 pessoas se colocaram Veja a seguir o nome e número dos candidatos:
- Rose Borges – 100
- Celmar Santana – 121
- Ivana Nahas Duarte – 123
- Mariinha – 150
- Bella – 151
- Ana Lúcia Marcelino – 190
- Íris – 222
- Marlene Macedo – 250
- Rafael Metsavaht – 258
- Janaína Borges – 500
- Professor Gato – 520
- Meiry Soares – 555
No término do processo eleitoral, os cinco que acumularem a maior quantidade de votos vão compor a nova equipe do Conselho Tutelar de Catalão.
Para os municípios que utilizarão urnas eletrônicas, estão aptos a votar os eleitores inscritos até o dia 3 de julho de 2023. O eleitor maior de 16 anos, cujo título eleitoral esteja regular, poderá votar e deverá comparecer ao local de votação munido de documento oficial de identificação, com foto, título de eleitor e demais documentos solicitados pelo Conselho Tutelar de sua cidade. O voto é facultativo e secreto.
A posse dos conselheiros eleitos está prevista para o dia 10 de janeiro de 2024.
Comentários