Com trajetória marcada por conquistas e dedicação ao serviço público, Haley Margon completa 95 anos nesta quinta-feira (27) sendo lembrado como figura essencial no desenvolvimento de Catalão e da região.

Nesta quinta-feira (28), o município de Catalão celebra os 95 anos de Haley Margon Vaz, um dos nomes mais influentes da política local e regional. Reconhecido por sua trajetória de dedicação ao serviço público, Haley construiu um legado marcante, sendo responsável por obras e ações que impulsionaram o desenvolvimento de Catalão e de cidades vizinhas.
Nascido em Catalão no dia 28 de março de 1930, filho de Jerônimo Vaz e Matilde Margon Vaz, iniciou sua vida pública aos 32 anos, quando foi eleito vereador nas eleições de 1962, pela legenda do Partido Social Democrático (PSD). Com a mudança no cenário político nacional e a instauração do bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), sendo reeleito vereador em 1965. Entre 1966 e 1969, presidiu e secretariou a Câmara Municipal.
Com o fim do bipartidarismo, integrou o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), pelo qual foi eleito prefeito de Catalão em 1982. Durante sua gestão, deixou marcas importantes na infraestrutura e na organização da cidade, sendo um dos principais responsáveis pela viabilização da instalação do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em Catalão — conquista reconhecida em 2009, quando recebeu o título de Mérito Universitário da instituição.
Haley também teve papel de destaque em nível nacional. Em 1989, assumiu a Secretaria-Geral do Ministério da Agricultura, substituindo Íris Resende. Representando o Brasil, participou de missões diplomáticas e comerciais no Japão e em Cuba, focadas em acordos de importação e exportação de bovinos.
Em 1990, elegeu-se deputado federal e tomou posse em 1991. Logo após, licenciou-se para assumir a Secretaria de Fazenda de Goiás no governo de Íris Resende. Retornou à Câmara dos Deputados em 1993 e encerrou o mandato em janeiro de 1995.
Apesar de ter se afastado da vida pública após coordenar financeiramente a campanha de Íris Resende à prefeitura de Goiânia em 2004, seu nome continuou em evidência. Em 2007, chegou a cogitar candidatura à prefeitura de Catalão, mas desistiu da disputa meses antes do pleito de 2008.
Casado com Joana Gomide Margon, com quem teve três filhos, Haley Margon segue sendo lembrado como um líder que atraía multidões, era saudado por onde passava e exerceu a política com visão, responsabilidade e profundo compromisso com o bem coletivo. Seu legado permanece vivo na história de Catalão.