CAPS de Três Ranchos promove a 1° Semana da Saúde Mental

Com o objetivo de orientar, conscientizar e mobilizar a sociedade em favor da saúde mental, para mudar a compreensão e desmitificar os tabus em torno do problema, a Prefeitura de Três Ranchos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu uma programação especial de atividades dedicado à prevenção e cuidados com a saúde mental, a 1° Semana da Saúde Mental. As ações contemplaram palestras, oficinas, serviços de orientação, entrega de material informativo, entre outras atividades executadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A iniciativa integra a política de saúde voltada à área, desenvolvida na gestão do prefeito Hugo Deleon (PSDB).

A coordenadora do CAPS, Maria Theresa Sebba, destacou a importância da campanha na mobilização da sociedade para os cuidados com a saúde mental. “São momentos nos quais nossas equipes da área orientam as pessoas sobre a necessidade de cuidarem não apenas da saúde física, mas também da saúde mental, o que é de extrema importância, uma vez que torna-se cada vez mais crescente o número de casos de depressão, ansiedade, fobias, pânico, entre outras doenças afins, o que demonstra que as pessoas precisam começar a cuidar mais também de aspectos mentais e emocionais de sua vida”, observou a coordenadora.

A mobilização aconteceu de segunda (03) à quarta (05), onde foram realizados serviços de orientação e atividades socioeducativas envolvendo crianças, adolescentes e a comunidade em geral, sob a orientação de profissionais da saúde. Na ação, foram ainda distribuídos material informativo, como folders e cartilhas abordando temas relativos à saúde mental. Uma equipe multiprofissional também estiveram no local para prestar orientação e atendimento à população na área.

A semana reuniu ainda uma série de palestras e rodas de conversa, a programação seguiu com atividades de reflexão com temas: “A reforma psiquiátrica e a construção da rede psicossocial (CAPS) enquanto desafios e possibilidades”, “Sinais e sintomas de depressão, o bullying, a automutilação e o risco de suicídio” e “Dependência química, substâncias e os transtornos mentais”.

Comentários