Bolsonaro apresenta piora clínica e será submetido a novos exames em Brasília

Bolsonaro está internado desde 11 de abril, quando passou por uma cirurgia.

(Foto: Reprodução/Mais Goiás)

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou uma piora clínica nesta quinta-feira (24), com elevação da pressão arterial e alterações nos exames de função hepática, segundo boletim médico do Hospital DF Star, em Brasília. Ele será submetido a novos exames de imagem para avaliar seu estado de saúde.

Bolsonaro está internado desde 13 de abril, quando passou por uma cirurgia para corrigir uma suboclusão intestinal – complicação decorrente de aderências formadas após as múltiplas cirurgias que sofreu devido a facada que levou em 2018. Desde então, ele permanece na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob observação médica.

Quadro clínico preocupa

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece em jejum oral, recebendo nutrição exclusivamente por via parenteral (intravenosa) para manter seu suporte nutricional. A equipe médica mantém o protocolo de fisioterapia motora para preservar sua mobilidade, além de adotar medidas preventivas contra trombose venosa, comum em pacientes em repouso prolongado.

Até o momento, não há previsão de alta da UTI, e os médicos reforçam a orientação de que ele não receba visitas, com exceção dos familiares próximos. A restrição visa evitar possíveis infecções e garantir a estabilidade do quadro, que segue sendo monitorado de perto após a piora clínica registrada nesta quinta-feira (24).

A piora no quadro ocorre um dia após Bolsonaro ter sido intimado pelo STF no hospital, em meio à ação que o investiga por tentativa de golpe de Estado em 2022. Um vídeo divulgado pelo ex-presidente mostra o momento em que ele recebe o oficial de Justiça e reage com irritação ao ser informado sobre o aumento de sua pressão arterial.

Com informações: Mais Goiás