A operação visa combater a degradação ambiental e proteger as áreas de preservação, que são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas

Nesta quinta-feira (17), uma operação do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Goiás, em parceria com o serviço de inteligência ALI Ambiental, resultou na interrupção de uma atividade de garimpo ilegal no município de Santa Cruz de Goiás. Durante a ação, foi constatada a extração de minério em uma área de preservação permanente (APP), onde diversos pontos foram perfurados com o uso de maquinário, sem a devida autorização dos órgãos ambientais.
No local, as autoridades apreenderam sete máquinas utilizadas na atividade ilegal e um frasco de mercúrio, substância altamente tóxica, comumente usada em processos de extração de ouro. Dois indivíduos foram detidos e conduzidos ao hospital municipal para avaliação médica e, em seguida, apresentados à delegacia de polícia da região para os procedimentos legais.
A operação visa combater a degradação ambiental e proteger as áreas de preservação, que são fundamentais para a manutenção dos ecossistemas. A utilização de mercúrio e a destruição de APPs configuram graves crimes ambientais, que podem resultar em danos irreversíveis à fauna e à flora local.
As autoridades continuam investigando o caso para identificar outros envolvidos e garantir que os responsáveis sejam punidos conforme a legislação ambiental vigente.
Ver essa foto no Instagram