Média de atendimento por dia na UPA chega a quase 700 pessoas, conforme informações da Secretaria de Saúde Municipal

A crescente incidência de casos de Dengue na cidade de Catalão e região tem exercido uma influência significativa no aumento do volume de atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), aumentando a sobrecarga e a angústia dos pacientes à espera de atendimento. Segundo relatos da Secretaria de Saúde Municipal, o número de casos da doença tem se elevado consideravelmente, resultando em uma demanda ainda maior pelos serviços oferecidos pela UPA.
Conforme informações da Secretaria de Saúde Municipal, a média de atendimento por dia na UPA chega a quase 700 pessoas, refletindo a sobrecarga enfrentada pela unidade de saúde. No entanto, é ressaltado que todos os pacientes que procuram o serviço são atendidos, orientados e medicados conforme necessário.
Para lidar com essa demanda, a UPA conta atualmente com um efetivo de 9 médicos no pronto atendimento, sendo 7 na Clínica Médica e 2 na Pediatria, além de outros 3 médicos responsáveis pela Sala de Emergência e pelos 30 leitos de internação disponíveis dentro da UPA. Durante o período das 7h às 19h, trabalham 12 médicos para atender a demanda, reduzindo para 8 médicos das 19h às 07h. O reforço na equipe também inclui a contratação de mais técnicos de enfermagem e enfermeiros.
A Secretária de Saúde, Dra. Gizelda Alcântara, destacou que o aumento dos casos de Dengue tem sobrecarregado o sistema de saúde local, contribuindo para a intensificação do fluxo de pacientes na UPA. Em resposta a essa situação, a Secretaria anunciou a abertura de umcATALÃa Unidade de Apoio específica para o tratamento de pacientes com Dengue, prevista para iniciar atendimento na próxima quarta-feira.
A nova Unidade de Apoio será instalada nas instalações anteriormente utilizadas pelo Materno Infantil em Catalão. Esta ação visa oferecer uma resposta mais eficaz aos casos de Dengue, aliviando a pressão sobre a UPA e proporcionando um atendimento mais direcionado e especializado para aqueles que sofrem com a doença.
Comentários