Atualização: Primeira chapa para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Catalão é definida

Já pensando no futuro, o grupo indicou Gilmar para liderar a próxima chapa, no biênio 2027/28, sinalizando um projeto de continuidade

(Foto: Reprodução)

A primeira chapa que disputará a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Catalão para o biênio 2025/26 está definida. O atual presidente da Casa, Jair Humberto (Solidariedade), coloca seu nome à reeleição, encabeçando a chapa que terá Idelvan da Saúde (Podemos) como vice. Para as secretarias, os indicados são os vereadores Daniel “Tufão” (1º secretário) e Sargento Anísio (MDB) (2º secretário).

A definição ocorreu em uma reunião realizada na noite de terça-feira, 22, durante um jantar que reuniu nove dos treze vereadores eleitos pela coligação do prefeito eleito Velomar Rios (MDB). Além de Jair Humberto e Idelvan, estiveram presentes Cláudio Lima, Luiz Pamonheiro, Gilmar, Sargento Anísio, Cleuber Vaz, Daniel Tufão e Rodrigão (Republicanos), este último eleito na oposição. Os nomes foram aprovados em consenso, formando a chapa que concorrerá à presidência da Câmara.

Após as eleições de 6 de outubro, alguns nomes chegaram a ser cogitados para disputar a presidência, entre eles os vereadores Gilmar (União), Cláudio Lima (MDB) e Deusmar Barbosa (MDB). No entanto, nesta quarta-feira, 23, os vereadores Thomás (Podemos) e Gilberto (Solidariedade) oficializaram seu apoio à chapa liderada por Jair Humberto, consolidando o grupo.

Já pensando no futuro, o grupo indicou Gilmar para liderar a próxima chapa, no biênio 2027/28, sinalizando um projeto de continuidade.

(Foto: Reprodução)

Base de Apoio ao Prefeito Eleito

Com a nova composição, 13 dos 17 vereadores eleitos fazem parte da base de apoio do prefeito Velomar Rios, que obteve 59,56% dos votos válidos. A base inclui Cláudio Lima, Luiz Pamonheiro, Deusmar, Gilmar, Jair Humberto, Sargento Anísio, Idelvan da Saúde, Thomas Mesquita, Kelly Cristina, Cleuber Vaz, Gilberto, Silvinha e Daniel Tufão. A oposição será representada por quatro vereadores: Rosângela (PSDB), Rodrigão (Republicanos), Caçula (Republicanos) e Costelinha (PSDB).

Renovação e Continuidade

A nova legislatura apresenta uma mistura de continuidade e renovação, com 11 vereadores reeleitos e seis novos nomes. Entre os veteranos estão Cláudio Lima, Luiz Pamonheiro, Deusmar, Gilmar, Jair Humberto, Sargento Anísio, Idelvan da Saúde, Rosângela, Cleuber Vaz, Rodrigão e Caçula. Os novatos são Thomas Mesquita, Kelly Cristina, Gilberto, Silvinha, Daniel Tufão e Costelinha.

Esse novo grupo terá o desafio de colaborar com o prefeito Velomar Rios para impulsionar o desenvolvimento de Catalão nos próximos anos.