“Áreas de Arrendamento: A Importância do Mapeamento do Terreno”, por Gabriel Peixoto

Gabriel Peixoto é geógrafo, especialista no uso de drones e instrutor no Senar Goiás. Além disso, atua como suplente no Conselho Municipal de Saúde, Assessor de Expansão da FAJE-GO e é uma referência em serviços técnicos voltados ao meio rural.

(Foto: Reprodução)

No meio rural, o arrendamento de terras é uma prática bastante comum, seja para lavouras ou pastagens. Geralmente, o valor dessas áreas é estipulado em sacas de soja ou por um preço previamente acordado entre as partes.

No arrendamento, existem dois agentes principais: o arrendador, que é o proprietário do imóvel rural e cede total ou parcialmente a posse de uma gleba de terra por meio de contrato, e o arrendatário, que utiliza essa área para produção, mediante o pagamento do valor combinado. Na prática, funciona como uma relação de locação, onde o arrendador equivale ao locador, e o arrendatário, ao inquilino.

Entretanto, muitos desses contratos são antigos e renovados sucessivamente, o que pode levar a discrepâncias entre o que está registrado e a área real, ocasionando prejuízos para ambas as partes, seja por pagamento a maior ou a menor.

Por que isso acontece?

Não se trata, em geral, de má-fé, mas de limitações tecnológicas. Muitas dessas áreas foram medidas há décadas, utilizando métodos mais rudimentares, sujeitos a erros acumulados ao longo do tempo, que comprometem a exatidão do tamanho real.

Para evitar problemas, é fundamental que, ao elaborar um contrato de arrendamento, as partes envolvidas procurem um profissional capacitado para realizar o mapeamento da área. Além de garantir que o tamanho e a localização da gleba estejam precisos, o mapa funciona como uma salvaguarda legal, assegurando um valor justo e protegendo ambas as partes contra eventuais irregularidades contratuais.

Outra vantagem do mapeamento é a facilidade para planejar projetos de financiamento ou infraestrutura na área arrendada. Em resumo, o mapeamento é a representação da realidade no papel, contribuindo para transparência e segurança nas negociações.

Sobre Gabriel Peixoto

Gabriel Peixoto é geógrafo, especialista no uso de drones e instrutor no Senar Goiás. Além disso, atua como suplente no Conselho Municipal de Saúde, Assessor de Expansão da FAJE-GO e é uma referência em serviços técnicos voltados ao meio rural.

Para entrar em contato com Gabriel Peixoto, ligue para o telefone (64) 99338-3163 ou acesse seu perfil no Instagram: @gabriel.peixoto.go