Apagão cibernético em sistemas globais interrompe voos, bancos e comunicações

Problema generalizado afeta empresas de várias partes do mundo; causa estaria relacionada à empresa de segurança cibernética

Imagens pelo mundo: Apagão cibernético global paralisa voos, afeta finanças e telecomunicações (Foto: Reprodução)

Uma pane generalizada afetou, na madrugada desta sexta-feira (19), sistemas de diversos aeroportos, bancos e redes de telecomunicações, provocando cancelamento de voos e tirando canais de notícias do ar. A causa está relacionada a uma falha originada na provedora de segurança cibernética CrowdStrike (CRWD).

A empresa alertou os clientes nesta sexta que seu produto de monitoramento de ameaças estava causando o travamento do sistema operacional Windows, da Microsoft (MSFT34). “Estamos cientes de um problema que afeta os dispositivos Windows devido a uma atualização de uma plataforma de software de terceiros”, disse a Microsoft em um comunicado. Pouco depois das 8h, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, disse que uma correção já foi aplicada. “Não se trata de um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implementada”, afirmou em uma postagem no X.

A atualização problemática causou uma onda de “Tela Azul da Morte” que afetou milhares de máquinas Windows em todo o mundo, causando transtornos em bancos, companhias aéreas, emissoras de TV, supermercados e outras empresas. Servidores também ficaram offline, impedindo que computadores fossem iniciados corretamente.

O apagão foi registrado inicialmente em países da Europa, Ásia, África e Oceania, e logo se espalhou também para os Estados Unidos, e também chegou ao Brasil.

Os primeiros relatos de problemas surgiram pouco depois das 8h, com o site DownDetector reportando problemas de acesso a serviços da Microsoft, como a suíte de escritório Office 365, e nos sistemas dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan. Segundo o Bradesco, suas plataformas digitais não estão disponíveis nesta sexta devido ao apagão. Já o Banco do Brasil informa que “seus canais de atendimento funcionam normalmente”. Segundo a Febraban, maioria dos serviços bancários já foi normalizada.

Já a companhia aérea Azul informou em comunicado que voos operados pela empresa podem sofrer “atrasos pontuais”, devido “intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”. A recomendação é que passageiros com voos para hoje dirijam-se ao balcão de atendimento.

 

(Com informações, InfoMoney)

Comentários