Atleta de 16 anos, atualmente no São Paulo FC, é a primeira jogadora da história da cidade de Catalão a ser chamada para defender a Seleção Brasileira

A jovem goleira Andressa Bastos, de apenas 16 anos, natural de Catalão (GO), foi convocada na noite desta quinta-feira (17) pela técnica Rilany Silva para integrar a Seleção Brasileira Feminina Sub-17. A lista com 26 nomes divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contempla as atletas que farão o último período de preparação antes do Sul-Americano da categoria, que será disputado em Palmira, na Colômbia.
Andressa é a primeira atleta da história de Catalão a vestir a camisa da Seleção Brasileira em qualquer categoria. A convocação causou comoção na cidade e emocionou a família da goleira. Um vídeo divulgado nas redes sociais por sua mãe, Cristina, mostra o momento em que os familiares comemoram a notícia com gritos, choro e abraços. Em entrevista ao Zap Catalão, Cristina afirmou estar em êxtase: “É uma felicidade que não cabe no peito. A gente viu de perto todas as dificuldades que ela enfrentou e hoje ver minha filha na Seleção é um sonho realizado. Não consigo para de gritar de tanta alegria!”
A atleta embarcou na manhã desta sexta-feira (18) rumo à cidade de Guararema, no interior paulista, onde a equipe ficará concentrada até o dia 27 de abril. Após o período de treinamentos, a delegação segue para a Colômbia, onde disputará o torneio continental, o Sul-Americano Feminino Sub-17.

A lista de convocadas foi divulgada pela CBF no seu site oficial com o nome da Andressa Bastos entre as três goleiras convocadas. Confira lista das 26 convocadas neste link.

Andressa Bastos anunciou sua convocação pela sua rede social e fez questão de agradecer a Deus e destacou que é um sonho se tornando realidade e que está muito feliz pela oportunidade, confira post abaixo:
TRAJETÓRIA DE SUPERAÇÃO E PAIXÃO PELO FUTEBOL

Nascida em 13 de maio de 2008, filha de Sérgio e Cristina e irmã de João Gabriel e Francisco, Andressa desde cedo mostrou que o futebol corria em suas veias. “Nunca gostei de laços nem de bonecas. Preferia chutar bola na rua ou no lote em frente à casa do meu tio”, relembra a goleira.
Ela deu seus primeiros passos no esporte acompanhando os irmãos em escolinhas de futebol de Catalão. Ainda criança, participou de campeonatos internos com meninos, o que ajudou a moldar sua personalidade competitiva. Apesar da falta de treinos específicos para meninas, Andressa persistiu e passou por diversas escolinhas locais, como RDM, Catalão Futebol Clube e ABECAT, onde treinou com garotos e aprimorou suas habilidades sob orientação do preparadores de goleiros Denis, Vacil, Clayton Roscado, Chisthiam (Ex-goleiro do Crac) e Lucão (Ex-goleiro do Crac), além da professora Helen Martins da Amarelo, quem ela faz questão de agradecer publicamente.
Pelo projeto ABECAT, ela teve sua primeira experiência em um jogo feminino oficial, representando o Futuro FC em Uberlândia (MG). Saiu de lá campeã e eleita a melhor goleira do torneio.
Com o incentivo da mãe, Andressa passou a buscar novas oportunidades fora de Catalão. Em menos de cinco meses, conheceu o futebol feminino em Goiânia com o time adulto do Aliança, passou por avaliações na Ferroviária e no Corinthians, até ingressar no projeto “Meninas em Campo”, em São Paulo, onde ganhou destaque e conquistou títulos como a Copa Camisa 10 e o Festival COTP.
Aos 14 anos, realizou um sonho ao assinar seu primeiro contrato federativo com o Santos FC, onde atuou por quase dois anos. No fim de 2023, ainda defendeu o Athletico-PR no Campeonato Brasileiro e jogou pelo Centro Olímpico.
NOVA FASE NO SÃO PAULO FC

Em 2024, Andressa iniciou um novo ciclo ao ser contratada pelo São Paulo FC para a equipe Sub-17, com um contrato de dois anos. Ela chegou ao clube tricolor no início do ano e foi recebida com entusiasmo por dirigentes, colegas e torcedores. Em entrevista ao jornalista Matheus Almeida, a goleira disse se sentir acolhida: “Me sinto em casa na família Tricolor Paulista. Quero aprender, evoluir e fazer valer meu agora.”
A convocação para a Seleção Brasileira vem como reconhecimento a uma trajetória marcada por esforço, talento e persistência. E, para Catalão, o nome de Andressa Bastos já entrou para a história.

“Quero ir mais longe. Disputar a Libertadores, Copa do Mundo, fazer história e deixar um legado para as meninas que vêm depois de mim”, finalizou a jovem goleira em entrevista realizada com o repórter Matheus Almeida quando ainda estava no Santos, mostrando que ela já está iniciando a realização de seus sonhos, que em breve deverão se tornar realidade.
O portal Zap Catalão fica feliz em ver Andressa Bastos sendo destaque nacionalmente, e ficamos ainda mais felizes em saber que fomos o primeiro portal de notícias a contar a história da atleta — e continuaremos onde quer que ela estiver.