Secretário da Seinfra, Adib Elias, participa de reunião sobre investimento bilionário em mineração para Nova Roma

Projeto da Aclara Resources prevê geração de até 5.700 empregos diretos e indiretos no município

(Foto:Divulgação/Ascom-Seinfra)

Na tarde desta terça-feira (18), uma reunião realizada na Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), com a presença do secretário Adib Elias, do secretário de Indústria e Comércio Joel Santana e de representantes da empresa Aclara Resources Mineração, marcou a apresentação do protocolo de intenções entre a empresa e o Estado de Goiás. O acordo viabiliza a implantação de uma unidade industrial de mineração no município de Nova Roma, trazendo um investimento de R$ 2,8 bilhões.

Além de impulsionar a economia local e estadual, o projeto prevê a criação de até 3.200 empregos diretos e 2.500 indiretos. A Seinfra será responsável por ampliar a infraestrutura da região, garantindo melhores condições de acesso ao local onde o empreendimento será instalado.

(Foto:Divulgação/Ascom-Seinfra)

Mineração sustentável

A Aclara Resources, especializada na extração de terras raras, já atua no Chile e busca expandir sua operação no Brasil com um modelo sustentável. O processo de extração adotado dispensa o uso de explosivos, não gera resíduos líquidos e elimina a necessidade de barragem de rejeitos. Além disso, a empresa utiliza um sistema de reaproveitamento de água com eficiência de até 95%.

Prazos e execução

O projeto tem previsão de dois anos para a construção da unidade, período em que os empregos começarão a ser gerados. A produção está prevista para iniciar em 62 meses após o início das obras.