O fato ocorreu no final do jogo entre Anapolina e Abecat Ouvidorense pela Divisão de Acesso do Goianão.

Após a partida entre Anapolina e Abecat Ouvidorense que aconteceu na tarde deste domingo (19), realizada no estádio Jonas Duarte pela 4ª rodada do Campeonato Goiano de Futebol da 2ª Divisão, a Abecat Ouvidorense emitiu uma nota oficial repudiando um ato de racismo ocorrido contra o atleta Elissom. No confronto, a Anapolina venceu por 2 a 0.
Na nota, a Abecat parabenizou a Anapolina pela vitória, mas destacou a gravidade do fato ocorrido após o apito final. Segundo a nota, um torcedor local proferiu insultos racistas contra o jogador Elissom, chamando-o de “preto fedido”. O ato foi testemunhado por outros jogadores e membros da comissão técnica da Abecat, que imediatamente relataram o episódio às autoridades presentes. No entanto, segundo o clube, a resposta das autoridades não foi adequada à gravidade das agressões verbais.
A Abecat Ouvidorense expressou total solidariedade a Elissom e afirmou que não poupará esforços para identificar e punir o autor das ofensas. O clube anunciou que oficiará a Federação Goiana de Futebol, a Anapolina e as autoridades policiais para garantir que o episódio não fique impune.
“Não toleramos o racismo! No momento em que a FIFA anuncia protocolos e medidas para combater o racismo no futebol, é preciso união para eliminar esse mal da sociedade brasileira”, diz a nota.
O fato ressalta a necessidade urgente de medidas efetivas para combater o racismo no esporte e na sociedade. A Abecat Ouvidorense reafirma seu compromisso com a luta contra a discriminação e a promoção de um ambiente de respeito e igualdade para todos.
A nossa reportagem do Zap Catalão entrou em contato com a Federação Goiana de Futebol solicitando uma nota sobre o fato e até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta.
CONFIRA NOTA NA ÍNTEGRA:
NOTA DE REPÚDIO
Racismo é crime
Ao passo que parabeniza a Anapolina pela vitória em campo, a ABECAT Ouvidorense vem através desta nota denunciar e repudiar ato de racismo sofrido pelo nosso atleta Elissom no final do jogo, realizado dia 19/05/2024, no estádio Jonas Duarte, pela 4ª rodada do Campeonato Goiano de Futebol da 2ª Divisão. Na oportunidade, após o final do jogo, um torcedor local, se dirigindo ao referido Atleta, o chamou de “preto, fedido”. O referido ato de racismo, testemunhado por outros atletas e membros da comissão técnica, foi imediatamente relatado às autoridades presentes que infelizmente não responderam à altura da gravidade das agressões proferidas. Nesse sentido, a ABECAT manifesta solidariedade ao atleta Elissom que conta com o total empenho do Clube, que não poupará esforços para identificar o autor das ofensas para que seja devidamente punido. Para tanto, oficiará a Federação Goiana de Futebol, ao clube irmão Anapolina e as autoridades policiais para que o ato de racismo não fique impune. No momento em que a FIFA anuncia protocolos e medidas para combater o racismo no futebol, é preciso união para eliminar esse mal da sociedade brasileira.
Não toleramos o racismo!
Comentários