Órgão ponderou que não há epidemia no estado, pois registros estão dentro da normalidade. Médica alerta que doença pode levar o paciente à morte.

Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, até sexta-feira (8), foram confirmados 18 casos de meningite em Goiás, sendo que seis pessoas morreram. De acordo com o órgão, não há uma situação de epidemia no estado, pois no ano passado foram 213 registros, com 39 mortes.
“Nós não vivemos uma epidemia ou surto da doença. Os casos estão dentro de uma distribuição normal”, disse a gerente de Vigilância Epidemiológica da SES, Magna Carvalho.
Goiânia é a cidade com mais registros da doença. São quatro casos.
Veja as cidades de Goiás com registro de meningite:
- Anápolis – 1 caso;
- Aparecida de Goiânia – 3 casos, sendo 1 morte;
- Britânia – 1 caso;
- Goiânia – 4 casos, sendo 1 morte;
- Itaberaí – 1 caso;
- Jaraguá – 1 caso;
- Mundo Novo – 1 caso;
- Rio Verde – 1 caso de morte;
- Rubiataba – 1 caso de morte;
- Santa Helena – 2 casos, sendo 1 morte;
- Santa Terezinha – 1 caso de morte;
- Trindade – 1 caso.
Vacinas
Há vacinas contra os principais sorogrupos que causam a doença meningocócica: A, B, C, W e Y. A vacina para o tipo C está disponível na rede pública para as seguintes pessoas:
- imunização primária de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e o reforço, preferencialmente, aos 12 meses, podendo ser administrada até os 4 anos de idade;
- adolescentes entre 11 e 14 anos;
- pessoas em condições especiais de saúde atendidas nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais.
Além da vacina disponível na rede pública, há também imunização na rede privada, dos tipos meningocócica B e meningocócica conjugada para A, C, W e Y.
Fonte: G1 Goiás
Comentários