Empresário de 32 anos é indiciado por calúnia e difamação nas eleições de 2024

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia de Polícia de Vianópolis/9ª DRP, identificou, ao longo de investigação policial, a autoria de perfil falso criado e utilizado para disseminar “fake news” e realizar ataques a candidatos e políticos nas eleições municipais de 2024, inclusive o atual Prefeito e um Deputado Estadual.
O caso chegou à Polícia Civil após representação apresentada por advogado de uma das vítimas, relatando a criação de um perfil falso na rede social Instagram, que, segundo a representação, veiculava acusações caluniosas e difamatórias, imputando falsamente a prática de crimes eleitorais a um dos candidatos, ao mesmo tempo em que promovia o adversário político.
Durante a investigação, a equipe da Polícia Civil de Vianópolis utilizou técnicas típicas de polícia judiciária para identificar o suposto autor das publicações. Trata-se de um investigado de 32 anos de idade, empresário, residente na cidade, indiciado pela prática dos crimes de Calúnia e Difamação, majorados por terem sido praticados em rede social.
As apurações demonstraram que o perfil foi criado exclusivamente para atacar a reputação das vítimas, ultrapassando os limites da liberdade de expressão e caracterizando a prática dos crimes de calúnia e difamação, além de potencialmente influenciar de forma negativa o processo eleitoral.
A Polícia Civil reforça o compromisso de combater crimes cibernéticos, garantindo que aqueles que se utilizam das redes sociais para cometer crimes sejam identificados e responsabilizados na forma da lei.