Fenômeno astronômico ocorre neste domingo (22) às 9h44; primavera é conhecida pelas temperaturas amenas e reflorescimento da flora terrestre

Neste domingo (22), às 9h44, o Hemisfério Sul recebeu a chegada oficial da primavera, marcada pelo Equinócio de Primavera, fenômeno astronômico em que o dia e a noite têm a mesma duração, com 12 horas cada. A nova estação, também chamada de estação das flores, é conhecida pelo reflorescimento da flora terrestre e inspira poetas e escritores ao redor do mundo.
O Equinócio ocorre quando a luz solar incide de forma igual sobre os hemisférios norte e sul, marcando tanto o início da primavera no hemisfério sul quanto o começo do outono no hemisfério norte. Essa transição ocorre duas vezes ao ano, sendo a outra no outono. A palavra “primavera” tem origem no latim, “primo vere”, que significa “primeiro verão”.
No Brasil, a primavera traz temperaturas amenas, especialmente em regiões afastadas da Linha do Equador, onde os oceanos ainda estão frios, mas começam a aquecer gradualmente. No entanto, a maior parte do território brasileiro não possui estações bem definidas, exceto pelo sul. No resto do país, a primavera marca o início da intensificação das chuvas, que trazem alívio às baixas umidades registradas durante o inverno.
Além das flores, a estação é marcada pelo aumento da atividade de insetos polinizadores, como borboletas e abelhas, que desempenham um papel crucial na reprodução das plantas. Animais que hibernaram no inverno também começam a sair de suas tocas, frequentemente acompanhados de seus filhotes, marcando o ciclo da vida natural.