Catalão: Jovem tetraplégica realiza sonho de conquistar a carteira profissional da OAB-GO

Cerimônia de entrega das carteiras da OAB aconteceu nesta segunda-feira, 13

Patrícia Vitória Hilário de Mesquita com a carteira da OAB (Foto: Reprodução)

Entre os 50 novos inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás está Patrícia Vitória Hilário de Mesquita, de 26 anos. Moradora de Catalão, a nova advogada é um grande exemplo de superação. Após um acidente de carro há oito anos, a jovem perdeu os movimentos do tronco, pernas e braços. Mas, os obstáculos impostos pelas limitações não induziram a desistência de cursar Direito e exercer uma profissão com diplomacia, ética e em condição de igualdade com os colegas de trabalho.

Para a advogada, o grave acidente automobilístico que colocou sua vida de cabeça para baixo e a deixou tetraplégica, trouxe enormes desafios. Porém, não anulou o desejo de realizar o sonho de conquistar a carteira profissional da OAB. “Eu nunca pensei em trancar a faculdade, mas foi preciso interromper os estudos por um ano, para que fosse necessário a reabilitação. E com o apoio enorme da minha família, eu voltei para os estudos e conclui o meu sonho”, comemora.

Os pais da advogada dizem motivados todos os dias pela força da filha que nunca esboçou grande insatisfação ou desejo de cessar tudo que tanto sonhou. “Era 25 de junho de 2014, estávamos voltando para casa após assinarmos, em Goiânia, o contrato da Bolsa de estudos do governo estadual para custear a faculdade. Um buraco na rodovia provocou o acidente que levou todos os movimentos da minha filha. Os médicos a desenganaram e disseram que ela só mexeria os olhos. E hoje eu me emociono ou ver ela aqui, toda radiante por mais essa conquista”, celebrou Tânia Mesquita, mãe da advogada, ao falar da cerimônia de entrega das carteiras da OAB.

A jovem advogada e outros 49 profissionais receberam a carteira e prestaram juramento da Ordem nessa segunda-feira (13/02), em solenidade realizada no auditório Eli Alves Forte, no Setor Marista, em Goiânia. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins.

Na foto, Patrícia acompanhada dos pais e irmão (Foto: Reprodução Rede Social)

O exercício da profissão

Defendendo a junção de três pilares fundamentais, Rafael Lara Martins citou como uma jornada de sucesso a disciplina de estudar arduamente, o desenvolvimento da resiliência e aplicabilidade da ética profissional. Lara destacou também a importância da advocacia e estimulou a atuação dos advogados e advogadas no exercício da profissão.

“Não percam tempo. Planejem, executem, sejam pessoas que fazem. Alguns de vocês seguirão um caminho mais difícil, outros um caminho menos difícil, mas nenhum deles será fácil. A advocacia depende de vocês”, afirmou o presidente da OAB-GO ao aconselhar os novos inscritos.

O diretor-presidente da Escola Superior da Advocacia (ESA-GO), Rodrigo Lustosa, ressaltou a importância da instituição no apoio aos recém integrantes da advocacia. “A ESA busca, acima de tudo, poder auxiliar em todos os momentos da carreira, principalmente nos momentos de dúvida sobre o início da profissão”.

Já a advogada e presidente da Comissão da Advocacia Jovem (CAJ), Tatiany da Mata, ressaltou o apoio da CAJ no direcionamento dos novos advogados e advogadas. “Neste início de profissão, saibam que nós daremos todo o apoio e orientação a vocês. A CAJ tem como pauta o direcionamento do jovem advogado no mercado de trabalho”, prevê.

Representando a Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás (Casag), o diretor-adjunto Cláudio Peixoto enfatizou que o ingresso nos quadros da OAB-GO não é uma mera certificação ou autorização profissional. “Isso representa a possibilidade de se integrar em uma história antiga de luta em prol dos valores da Justiça e da Democracia”, salientou.

 

(Com informações, OAB Goiás • Rota Jurídica)

Comentários