Manifestantes invadiram os Três Poderes na tarde deste domingo (8)

O governador de Goiás Ronaldo Caiado (UB) decidiu, neste domingo (8), enviar forças policias do estado para ajudar na segurança no Distrito Federal. Segundo a assessoria de imprensa, Caiado conversou com o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, e alinhou o envio de tropas.
Manifestantes invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, neste domingo (8), após entrar em confronto com a Polícia Militar na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Os participantes estavam com pedaços de paus e pedras.
O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal para manter a ordem após a invasão.
Ver essa foto no Instagram
O decreto vai vigorar até 31 de janeiro. Com a intervenção, os órgãos de segurança pública do Distrito Federal ficam sob responsabilidade do secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, nomeado como interventor, subordinado a Lula.
Além do governador Ronaldo Caiado (UB), os chefes do Executivo da Bahia e do Piauí também acertaram o envio de reforços para Brasília.
Confira abaixo nota na íntegra do Governador Ronaldo Caiado
O que aconteceu hoje em Brasília é a tentativa da barbárie se sobrepor às nossas instituições democráticas. Algo absolutamente inadmissível, inaceitável e condenável sob todos os aspectos.
Temos que ser intransigentes na defesa da nossa democracia. A democracia não pode ser posta à prova a cada resultado eleitoral, por aqueles descontentes com o resultado das urnas.
Já venci e já perdi eleições e nunca, em nenhuma hipótese, aventei a possibilidade de questionar qualquer resultado.
É importante repetir: não existe a mínima justificativa para estes atos antidemocráticos. Não podem ser considerados patriotas aqueles que atentam contra o estado democrático de direito e se voltam contra sua própria Nação.
A democracia é soberana e deve ser defendida e respeitada.
Comentários