Confira os requerimentos do Ver. Marcelo Mendonça apresentado na 38º Sessão

Na Sessão Ordinária desta terça-feira (17) na Câmara Municipal de Catalão, o vereador Marcelo Mendonça (REDE) apresentou requerimentos importantes para o município.

Confira abaixo os resumos dos requerimentos:

  • REQUERIMENTO Nº 91 de 17/10/2017 – 38ª Sessão ordinária.

PEDIDO: O Vereador ­­­­­­­­­­­­­­­­Marcelo Rodrigues Mendonça, no uso de suas atribuições constitucionais, requer que após aprovado, seja encaminhado expediente ao Presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, ao Ilmo. Sr. Magno Rabelo, solicitando a troca de lâmpadas queimadas, bem como, mais postes com luminárias no Cemitério Jardim São Pedro, na Cidade de Catalão/GO.

JUSTIFICATIVA: O Cemitério Jardim São Pedro, localizado no bairro Jardim Primavera, é particular, mas de finalidade pública, além de ser o único cemitério de Catalão com disponibilidade de terreno, todavia, o local se encontra sem iluminação, uma vez que a maioria das lâmpadas estão queimadas, além de ter poucos postes de iluminação. Ressalta-se que muitos enterros acontecem no período noturno, por isso, a necessidade de uma iluminação melhor que facilite o acesso aos túmulos na hora dos enterros.

  • REQUERIMENTO Nº 92 de 17/10/2017 – 38ª Sessão ordinária.

PEDIDO:  O Vereador ­­­­­­­­­­­­­­­­Marcelo Rodrigues Mendonça, no uso de suas atribuições constitucionais, requer que após aprovado, seja encaminhado expediente à Secretaria Municipal de Saúde, ao Sr. Fernando Netto Lorenzi, solicitando dois (02) motorista para ambulância, e um transporte veicular a disposição da UBS/E.S.F Unidade Básica de Saúde e Estratégia de Saúde da Família Américo Machado, localizado no Distrito de Santo Antônio do Rio Verde, Município de Catalão/GO.

JUSTIFICATIVA: A solicitação surge por parte dos moradores que reclamam a falta de uma ambulância e transporte que atenda às necessidades e demandas na área da saúde no Distrito de Santo Antônio do Rio Verde. Citaram como exemplo, a falta de atendimento médico na Unidade Básica de Saúde por não ter veículo que leve o médico ao local. Como se não bastasse, a Unidade Básica não está realizando exames laboratoriais também por falta de veículo que faça o transporte dos exames colhidos para o laboratório da rede pública no Município de Catalão/GO. Oportuno ressaltar que, quando havia veículo de saúde a disposição do Distrito, a Unidade Básica de Saúde colhia pelo menos 2 (duas) vezes por semana exames laboratoriais, no entanto, essa alternativa está paralisada por falta de condução. Portanto, considerando a grave falta de médicos no Distrito por falta de transporte que desloque esses agentes de saúde ao local, e a falta de uma ambulância que atenda a população 24hora/dia, bem como, a paralização da realização de exames pelo mesmo motivo, solicito em caráter de urgência a providência de um veículo e de ambulância com motorista, a disposição da UBS/E.S.F Unidade Básica de Saúde e Estratégia de Saúde da Família Américo Machado, localizado no Distrito de Santo Antônio do Rio Verde, Município de Catalão/GO.

  • REQUERIMENTO Nº 93 de 17/10/2017 – 38ª Sessão ordinária.

PEDIDO:  O Vereador ­­­­­­­­­­­­­­­­Marcelo Rodrigues Mendonça, no uso de suas atribuições constitucionais, requer que após aprovado, seja encaminhado expediente ao Prefeito Municipal, Ilmo. Sr. Adib Elias Júnior, solicitando a adoção de medidas relativas à implantação (Criação e envio da Propositura a esta Casa para aprovação) e implementação (Construção e execução) do Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGI-M, no âmbito do Município de Catalão.

JUSTIFICATIVA:   Nos últimos anos, o município passou a ter um maior destaque nos debates sobre segurança pública e prevenção da violência por se tratar, justamente, da instância governamental mais próxima dos problemas concretos vividos pelos(as) cidadãos(as). Frente a este novo cenário, alguns dos municípios brasileiros passaram a implementar ações voltadas a segurança pública e a repensar suas políticas sociais e urbanísticas, buscando incorporar a dimensão da prevenção da violência através da implementação de políticas integradas em nível local, estadual e federal.

Catalão possui então, um grande desafio: o de desenvolver projetos concretos de prevenção que, associados a outras ações de prevenção e às ações repressivas desenvolvidas pelas polícias, alcancem reduções significativas nas taxas de criminalidade e nas ocorrências violentas. É perfeitamente possível alcançar estes resultados. A experiência internacional e alguns exemplos em nosso próprio país o demonstram suficientemente. Para isso, entretanto, é preciso articular as ações o mais amplamente possível com todos os interessados e com as entidades parceiras. Este papel de grande articulador das ações e da política de segurança pública local cabe ao GGI-M.

Em se tratando de política de segurança pública, a gestão integrada nada mais é que a articulação e o diálogo estratégico entre os órgãos de segurança pública e demais atores das três esferas de governo que atuam no município, bem como entre os diferentes setores responsáveis pela sua construção, implementação, execução e monitoramento, com a finalidade de se inter-relacionarem para a consecução de objetivos comuns.

Dessa forma, a gestão integrada é um novo modo de conceber a política pública de segurança, envolvendo todos os setores por ela responsáveis. Nela, o Estado passa a atuar também de forma preventiva e não apenas repressora, dialogando e centrando a atenção principalmente nas ações capazes de evitar a ocorrência de novos delitos e prevenir a violência. Em outras palavras, a Gestão Integrada nada mais é que um conjunto de referências político – estratégicas, institucionais, legais, financeiras e sociais, capaz de orientar a organização das ações, programas e projetos, no caso de segurança pública, local.

O conceito é o da integração de diversos segmentos, de forma a estabelecer e aprimorar a gestão da segurança pública, englobando todas as condicionantes envolvidas no processo e possibilitando um desenvolvimento uniforme e harmônico entre todos os interessados, de forma a atingir os objetivos propostos, adequados as necessidades e características de cada comunidade.

Quando trocamos ideias, informações e nos articulamos a partir da escuta e do diálogo, conseguimos melhores resultados.

Cópia do documento para download em PDF:

Requerimento nº 90 Iluminação do Cemiterio

Requerimento nº 91 Transporte Santo Antônio do Rio Verde

Requerimento nº 92 Gabinte de Gestão Integrada

Fonte: Ascom – Ver. Marcelo Mendonça (REDE)

Comentários